segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Erosão e formação da voçoroca

Formação

Voçoroca, boçoroca ou ravina é um fenômeno geológico que consiste na formação de grandes buracos de erosão causado pela chuva e intempéries, em solo onde a vegetação é escassa e não mais protege o solo, que fica cascalhento e suscetível de carregamento por enxurradas. Pobre, seco, e quimicamente morto, nada fecunda.
É um fenômeno prejudicial, pois destrói terras cultiváveis e colabora para o assoreamento de rios, que ficam entulhadas por detritos do solo, facilitando o processo das enchentes urbanas.
Seja no português vossoroca ou no tupi-guarani ibisoroca, essas erosões gigantescas são sempre um problema, e dos grandes, provocadas por fatores naturais amplificados pela ação humana, degradam o solo fértil e despejam toneladas de terra no leito de córregos e rios, assoreando, sufocando, mudando a paisagem em zonas urbanas e rurais.
As voçorocas se constituem na forma de erosão mais severa, origem da degradação dos solos agrícolas, com repercussão na produtividade, causando assoreamento de rios e reservatórios, comprometendo a navegabilidade.






Erosão

A erosão é um processo natural de desagregação, decomposição, transporte e deposição de materiais de rochas e solos que vem agindo sobre a superfície terrestre desde os seus princípios. Contudo, a ação humana sobre o meio ambiente contribui exageradamente para a aceleração do processo, trazendo como conseqüências, a perda de solos férteis, a poluição da água, o assoreamento dos cursos d'água e reservatórios e a degradação e redução da produtividade global dos ecossistemas terrestres e aquáticos.
Entende-se por erosão o processo de desagregação e remoção de partículas do solo ou fragmentos de rocha, pela ação combinada da gravidade com a água, vento, gelo ou organismos.
Os processos erosivos são condicionados basicamente por alterações do meio ambiente, provocadas pelo uso do solo nas suas várias formas, desde o desmatamento e a agricultura, até obras urbanas e viárias, que, de alguma forma, propiciam a concentração das águas de escoamento superficial.


E nós ainda vivemos pelo meio ambiente? Se nós vivêssemos pelo meio ambiente, não estariamos causando todo esse estrago! Ao contrário, estaríamos ajudando!

Temos que cuidar melhor do nosso planeta!

E tudo isso é causado pelo ser humano!

Parecem apenas buracos, mas são esses buracos que prejudicam esse lugar onde vivemos. E tudo isso é causado por nós mesmo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário